
Os mercados europeus tiveram uma semana de elevada volatilidade, revelando-se mesmo imprópria para cardíacos. O português PSI teve inclusive a proeza de tanto contabilizar a pior sessão em cinco anos (com o PSI a cair 5,63% na segunda-feira) como também a registar o melhor dia em um ano ano, graças à subida de 2,8% do índice na terça-feira.
Esta realidade foi comum às principais praças europeias, com todos os principais índices a contabilizar níveis de volatilidade que não eram vistos há muito tempo.
Algo comum a todas as bolsas foi o desempenho registado esta semana, com todos os índices a fecharem a semana com perdas, apesar de nesta sexta-feira alguns terem terminado o dia com ganhos ou praticamente inalterados face ao fecho de quinta-feira. O pan-europeu Stoxx Europe 600, por exemplo, fechou esta sexta-feira praticamente inalterado com uma queda de 0,1%, mas com perdas de 1,89% no acumulado da semana.
O PSI não foi muito diferente, fechando esta sexta-feira a subir 1,81% até aos 6.520,48 pontos, com apenas uma empresa em queda, mas fechou a semana a cair 1,74% com oito empresas no vermelho e sete com ganhos.
Entre os vencedores desta semana louca estão os títulos do BCP, que encerraram a semana com ganhos acumulados de 7,06%, e ainda as ações da Semapa e da Altri, que fecharam com valorizações de 3,3% e 2,8%. No canto oposto esteve a Galp com perdas de 11,7%.
Entre as 15 cotadas do PSI, as estrelas da sessão desta sexta-feira foram as ações da família EDP, com os títulos da EDP Renováveis a voarem 5,1% até aos 7,46 euros na melhor sessão desde dezembro de 2023, e os títulos da EDP a subirem 4,01% para os 2,063 euros, com a elétrica a anunciar a conclusão do seu programa de compra de ações próprias três meses antes do “deadline“.
Destaque ainda para as ações do “peso-pesado” BCP, que registou a segunda sessão consecutiva de ganhos ao valorizar 1,98% depois de na quinta-feira ter somado ganhos de 5,5%, atirando a cotação das ações para os 52,46 cêntimos. No canto oposto estiveram as ações dos CTT, os únicos títulos do PSI a encerrarem esta sexta-feira com perdas, graças a uma desvalorização de 0,15%, empurrando as ações para os 6,65 euros.
No plano semanal, o grande derrotado do PSI foi a Galp Energia, com as ações da petrolífera a mergulharem 11,7%. Destaque ainda para os títulos dos CTT, que perderam 7,4% nas últimas cinco sessões.
Entre os vencedores desta semana louca estão os títulos do BCP, que encerraram a semana com ganhos acumulados de 7,06% – sobretudo por conta das últimas duas sessões –, e ainda as ações da Semapa e da Altri, que fecharam com valorizações de 3,3% e 2,8%, respetivamente.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.