
O presidente da Reserva Federal de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou no domingo que é uma “previsão razoável” que o banco central dos Estados Unidos corte as taxas de juro uma vez este ano, esperando até dezembro para o fazer.
Kashkari fez o comentário numa entrevista ao programa “Face the Nation” da CBS. “Vai realmente depender dos dados, e estamos numa posição muito boa neste momento para levar o nosso tempo, obter mais dados sobre a inflação, obter mais dados sobre a economia, sobre o mercado de trabalho, antes de termos de tomar qualquer decisão”, disse, citado pela Reuters.
Na passada quarta-feira, o Comité de Política Monetária da Fed (FOMC, na sigla em inglês, e do qual Kashari é um dos membros), manteve a taxa dos fundos federais no intervalo de 5,25%-5,5%, o que representa o nível mais elevado desde 2001, numa decisão amplamente esperada por investidores e economistas.
As projeções apontam agora para um ou dois cortes de juros em 2024, mas Jerome Powell, presidente da Fed reforçou que a inflação continua elevada e quer ter mais confiança antes de baixar juros.