
A EDP EDP 0,90% concluiu esta segunda-feira a venda de uma participação de 50% que o grupo detinha na Energia Ásia à China Three Gorges, o seu principal acionista, “por uma contrapartida total de cerca de 100 milhões de euros”, anunciou a empresa num comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“A Energia Ásia era uma subsidiária detida a 50% pela EDP e 50% pela ACE Asia Co. Ltd. cujo único ativo é a participação de 21,2% na Companhia de Eletricidade de Macau – CEM, S.A., que atua como concessionária exclusiva nas atividades de transmissão, distribuição e comercialização de eletricidade em Macau desde 1985″, informa a elétrica no comunicado.
No dia 29 de dezembro de 2023, a EDP tinha anunciado ao mercado a celebração de “um contrato de compra e venda” desta participação com a China Three Gorges, o conglomerado chinês que detém 21,01% do capital e direitos de voto da EDP.
A empresa comandada por Miguel Stilwell aponta que “esta transação está totalmente alinhada” com o Plano de Negócio da EDP para o triénio que termina em 2026 e que permite “a realocação do seu capital nas suas atividades principais”.
Na sessão desta segunda-feira, as ações da EDP registaram um tombo de 3,43% na bolsa de Lisboa, encerrando a valer 3,54 euros cada título.