
A DBRS reviu em alta a perspetiva para o rating da Parpública de “estável” para “positiva”, mantendo a notação financeira de A para a dívida de longo prazo. Esta melhoria de outlook – que abre a porta a uma revisão do rating nos próximos 12 meses – surge depois de a agência de notação financeira canadiana ter revisto em alta a perspetiva para o rating da República Portuguesa.
Em comunicado, a Parpública adianta que a DBRS melhorou a tendência dos ratings de longo e de curto prazo, confirmando o rating A de longo prazo e o rating de R1 (Low) para o curto prazo. Tanto num caso, como no outro, a perspetiva passou de estável para positiva.
“Esta alteração está em linha com a evolução do rating atribuído por esta agência à República Portuguesa”, refere a Parpública em comunicado, onde refere que, “para a sua avaliação, a DBRS considera que a Parpública beneficia do apoio explícito do
Governo português“.
“Além do seu enquadramento legal e do facto de ser totalmente detida pelo Estado português, o rating da Parpública é sustentado pela capacidade e disponibilidade do Estado central para prestar apoio financeiro imediato à Parpública, evidenciado pelo apoio do Governo prestado no passado, considerando ainda a DBRS que o compromisso do Governo português relativamente à Parpública é credível, graças ao forte contexto institucional”, acrescenta a empresa, que acrescenta que esta análise ainda não considerou os resultados financeiros de 2023, “o que reforça a expectativa que em breve possa ocorrer uma melhoria do rating da Parpública”.