
Com a chegada de maio abre-se mais uma época de resultados do primeiro trimestre entre as empresas do principal índice da Euronext Lisboa. O pontapé de partida caberá à Jerónimo Martins JMT 2,71% , com Pedro Soares dos Santos a fazer as honras num evento agendado para esta sexta-feira, 26 de abril.
As previsões dos analistas que acompanham a retalhista antecipam uma queda homóloga de 13,5% dos lucros, com a empresa a passar de um resultado líquido de 140 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023 para 121 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano.
Em abril haverá ainda lugar para a apresentação das contas da Galp Energia GALP 4,03% que, no domingo, anunciou uma “potencial importante descoberta comercial” num bloco de exploração ao largo da Namíbia onde a Galp estará à procura de compradores para ficarem com metade da sua posição.
As restantes 15 empresas só apresentarão as suas contas em maio, inclusive a Mota-Engil, que retomará a 21 de maio a apresentar contas trimestrais da sua operação, depois de algum tempo a divulgar apenas contas semestrais e anuais.
A última empresa do PSI a apresentar contas será a Ibersol, no dia 31 de maio. Contudo, a temporada de resultados poderá estender-se mais uns dias, dado que, até ao momento, a Greenvolt ainda não divulgou quando irá apresentar as suas contas.