Quantcast
Channel: Mercados – ECO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1615

Reunião do BCE será “fácil” porque dados tornam “clara” qual deve ser a trajetória dos juros, justifica Centeno

$
0
0

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta terça-feira que os dados sobre a Zona Euro tornam “claro” qual a trajetória que as taxas de juro têm de ter, justificando assim o porquê considerar a próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE) como sendo de decisão “fácil”.

O fácil nunca é fácil, mas quando olhamos para os dados parece-me relativamente claro qual a trajetória que as taxas na área do euro têm de ter“, afirmou Centeno, em declarações ao podcast do regulador bancário.

O governador do BdP justifica o posicionamento com os dados dos países da moeda única, como a trajetória da inflação, “a economia que teima em não crescer” e o comportamento do mercado de trabalho. “Quando olhamos para as previsões de junho do BCE e para aquilo que se pode esperar das revisões para setembro, os dados têm vindo a confirmar aquilo que são as previsões que o Eurosistema tem vindo a produzir“, refere.

As declarações de Centeno surgem após, na última sexta-feira, ter afirmado que a reunião do BCE de setembro será “fácil” e a de outubro “engraçada”. Em declarações à Bloomberg TV, à margem do simpósio anual de Jackson Hole, nos EUA, Mário Centeno garantiu ainda que o banco central está a trabalhar para evitar que se regresse a taxas de juro negativas no futuro.

É claro que o movimento mais provável em termos de política monetária é continuar a cortar as taxas”, disse, momentos antes do discurso do presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell. Para Centeno, “setembro é fácil, outubro será uma reunião engraçada”, disse, realçando que o BCE “olha sempre para os dados como um todo”, avaliando “tendências” e não apenas um dado isolado, mas realçou, ainda assim, que “a economia europeia não está a crescer”.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1615

Trending Articles