Quantcast
Channel: Mercados – ECO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1650

Economia norte-americana surpreende com forte criação de emprego em setembro

$
0
0

O mercado de trabalho norte-americano voltou a mostrar resiliência em setembro, com a criação de 254 mil novos postos de trabalho, superando largamente as expectativas dos analistas e a média dos últimos meses.

Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o número de empregos criados fora do setor agrícola (nonfarm payrolls) aumentou ficou 69% acima das estimativas dos analistas, que anteviam a criação de 150 mil empregos, e 25% acima da média mensal de 203 mil registada nos últimos 12 meses.

“O emprego continuou a aumentar nos serviços de alimentação e bebidas, cuidados de saúde, administração pública, assistência social e construção”, refere o relatório.

Os dados de setembro do Departamento do Trabalho dos EUA revelam também que a taxa de desemprego registou uma ligeira subida para 4,1%, mas ainda assim ficou abaixo dos 4,2% antecipados pelos analistas. Em agosto, a taxa de desemprego tinha-se fixado nos 4,2%.

O salário médio por hora aumentou 0,4% relativamente ao mês anterior e 4% face ao mesmo mês do ano passado, situando-se agora nos 35,36 dólares. “Em setembro, o salário médio por hora para todos os empregados em folhas de pagamento não agrícolas aumentou 13 cêntimos, ou 0,4%, para 35,36 dólares“, lê-se no documento.

O relatório revela ainda que os setores que mais contribuíram para a criação de emprego em setembro foram os serviços de alimentação e bebidas (69 mil), cuidados de saúde (45 mil), administração pública (31 mil), assistência social (27 mil) e construção (25 mil).

Estes dados mostram que, apesar dos receios de uma recessão, a economia norte-americana continua a criar empregos a um ritmo sólido. Estes números estão também a trazer uma onda de otimismo para Wall Street, antevendo-se uma abertura em alta por parte dos principais índices acionistas.

Atualmente, os futuros do Dow Jones estão a subir 0,5%, enquanto os contratos sobre o índice S&P 500 e o Nasdaq apontam para uma abertura em alta de 0,8% e 1%, respetivamente.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1650