
A Euronext anunciou esta segunda-feira o regresso de opções sobre empresas nacionais à bolsa nacional. As novas “spotlight options“, que começarão a negociar esta segunda-feira assim que a bolsa abrir, incidem sobre os títulos da EDP, Jerónimo Martins, Galp e EDP Renováveis, com maturidades de um, dois e três meses.
Esta iniciativa marca o regresso das opções sobre ações portuguesas à Euronext, após quase duas décadas de ausência, quando em 2004 foi descontinuada a negociação das opções sobre a Portugal Telecom, EDP, PT Multimedia e BCP devido à falta de liquidez destes instrumentos. E surge também após uma tentativa não concretizada em 2022, justamente através das empresas e com o mesmo desígnio.
Para garantir a liquidez destas novas opções, que serão liquidadas pela câmara de compensação Euronext Clearing, o grupo liderado por Stéphane Boujnah estabeleceu um acordo com a Susquehanna, uma empresa especializada em market making. Este acordo visa assegurar que os investidores terão sempre a possibilidade de comprar ou vender estes instrumentos financeiros.
As spotlight options são um tipo especial de opções com maturidades mais curtas, geralmente de um a três meses. Estas opções permitem aos investidores apostar na evolução das ações num horizonte temporal mais reduzido, oferecendo maior flexibilidade e potencial de retorno.
A decisão de relançar a negociação de opções sobre títulos portuguesas surge com o lançamento de 21 novas opções sobre empresas constituintes do principal índice acionista alemão (DAX 40) e de seis empresas irlandesas.
Anthony Attia, responsável global de derivados e pós-negociação da Euronext, refere que “esta expansão da nossa oferta de derivados foi possível após a conclusão bem-sucedida da expansão da Euronext Clearing a todos os mercados do Grupo Euronext”, notando ainda a abertura da porta “para futuros lançamentos de produtos como parte do nosso novo plano estratégico.”