Quantcast
Channel: Mercados – ECO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1393

PSI fecha semana plena de resultados a subir quase 1%

$
0
0

A bolsa de Lisboa subiu quase 1% na última sessão da semana, primeira do mês de novembro, com apenas duas cotadas a fecharem em terreno negativo. O índice acompanhou os ganhos da generalidade das praças europeias, num dia que também está a ser de otimismo nos mercados norte-americanos.

Enquanto o Stoxx 600 subiu 1,1% e o espanhol IBEX-35 somou 1,3%, o português PSI valorizou 0,95%, para 6.594,91 pontos, o que permitiu ao índice fechar a semana com ganhos acumulados de 1,25%, invertendo uma sequência de duas semanas consecutivas de perdas.

Os CTT estiveram em destaque desde a abertura, comandando os ganhos na praça nacional. Com a sessão concluída, os Correios mantiveram o melhor desempenho do dia, subindo 2,34%, para 4,375 euros por ação, na semana em que apresentaram resultados, nomeadamente uma quebra de 22% nos lucros dos primeiros nove meses do ano.

A Jerónimo Martins, que também apresentou resultados esta semana, fechou a valorizar 2,24%, ocupando o segundo lugar do pódio do PSI, com os títulos a valerem 18,27 euros. A empresa prolongou, assim, os ganhos de mais de 8% registados na sessão anterior.

Ações da Jerónimo Martins recuperam

As cotadas do setor energético também contribuíram para os ganhos do PSI esta sexta-feira. Desde logo, a Galp, que deu o tiro de partida de uma semana preenchida por resultados, ao apresentar na segunda-feira passada uma subida de 24% do resultado líquido nos nove meses até setembro, batendo um novo recorde. Mas a petrolífera, que recuperou 1,72% nesta sessão, acabou por encerrar com uma queda semanal de 4% no preço das respetivas ações.

Enquanto isso, a EDP e a EDP Renováveis somaram, respetivamente, 1,53% e 1,11% nesta sessão.

Do lado oposto, o BCP corrigiu ligeiramente, na ordem dos 0,06%, mas fechou nos 46,31 cêntimos por ação, mantendo assim a capitalização bolsista de sete mil milhões de euros que alcançou na sessão anterior — na sequência, igualmente, da apresentação de resultados e de um plano estratégico que prevê distribuir aos acionistas até 75% dos resultados nos próximos quatro anos.

Já a Semapa saiu-se prejudicada, ao perder 2,30%, para 14,42 euros. Na quinta-feira, já após o fecho dos mercados de capitais na Europa, a companhia revelou aos acionistas que os lucros encolheram 16,5% no terceiro trimestre, para 49,7 milhões de euros, apesar de ter fechado os nove meses do ano com um aumento dos lucros de 8,6% face ao mesmo período do ano anterior.

Os investidores, incluindo na Europa, estavam à espera para conhecer novos dados do mercado laboral norte-americano, e assim foi: excluindo o setor agrícola, a maior economia do mundo gerou apena 12 mil empregos em outubro, muito abaixo dos 100 mil que eram esperados pelos economistas, devido ao impacto negativo de dois furacões e da greve na Boeing. Contudo, as bolsas em Wall Street acabaram por descartar esses dados e valorizar ainda assim, na esperança de um corte maior das taxas de juro na próxima reunião da Fed, que decorrerá na próxima semana.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1393