
A gigante tecnológica Nvidia registou lucros de 19,3 mil milhões de dólares e receitas de 35,08 mil milhões de dólares no terceiro trimestre deste ano, mais do que duplicando os resultados (+111%) face ao mesmo período no ano passado.
Mas nem isso poupou as ações de perdas acima de 2,5% no início do mercado after hours (após o fecho do mercado).
Não obstante a valorização anual, a subida do volume de negócios abrandou face aos três trimestres anteriores. Uma análise por segmento mostra que as receitas do principal contribuidor, os centros de dados, aumentaram 112% para 30,8 mil milhões de dólares, em termos homólogos, enquanto no gaming e na inteligência artificial (IA) para computadores cresceram perto de 15%, para 3,3 mil milhões.
“A era da inteligência artificial está a avançar a todo vapor, impulsionando uma mudança global para a computação da Nvidia”, referiu o CEO Jensen Huang, citado em comunicado ao mercado, acrescentando que “a procura pelo Hopper e a expectativa pelo Blackwell – em plena produção – são incríveis”.
A fabricante de chips vai distribuir o próximo dividendo trimestral de 0,01 cêntimos por ação a 27 de dezembro e a todos os acionistas registados a 5 de dezembro.
Antecipando o quarto trimestre, a Nvidia disse esperar uma receita de 37,5 mil milhões de dólares, com variação próxima de 2%, o que fica ligeiramente acima das expectativas de Wall Street, que eram de 37 mil milhões.