Quantcast
Channel: Mercados – ECO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1328

Lagarde afasta entrada de bitcoin nas reservas do BCE

$
0
0

As reservas do Banco Central Europeu devem ser “líquidas e seguras”, defendeu esta quinta-feira a presidente do banco central, afastando a inclusão da bitcoin nestas reservas, depois de o governador da República Checa ter admitido a utilização desta criptomoeda nas reservas do país.

“As reservas devem ser líquidas, seguras, protegidas e sem a suspeita de lavagem de dinheiro e outras atividades ilegais”, assegurou Christine Lagarde, questionada sobre a possibilidade da criptomoeda entrar nas reservas, depois de o governador checo Ales Mich ter admitido a possibilidade de incluir a bitcoin nas reservas do país.

Estou confiante de que as bitcoin não entrarão nas reservas de nenhum dos bancos centrais dos membros do conselho geral“, acrescentou Lagarde, que afastou a inclusão deste ativo nas reservas do BCE.

As declarações do governador checo estão a ser tudo menos consensuais. O ministro das Finanças do país, Zbynek Stanjura, já se mostrou contra a proposta de Mich, argumentando que o uso de criptomoedas como reserva pode ser inadequado devido à excessiva volatilidade do preço dos ativos.

As criptomoedas têm ganhado uma atenção extra, sobretudo depois da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. O republicano quer construir uma reserva estratégica de bitcoin, assim como promover a mineração de bitcoins em território norte-americano ou criar um Conselho Consultivo Presidencial para as cripto. Medidas que levaram a bitcoin a novos máximos, acima dos 100 mil dólares.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1328