A Sporting SAD concluiu com sucesso a sua mais recente emissão obrigacionista, atraindo um total de 2.690 investidores que emprestaram à SAD verde e branca 40 milhões de euros.
A operação, inicialmente lançada com o intuito de angariar 30 milhões de euros, foi aumentada na quinta-feira em 33% para os atuais 40 milhões de euros, terminando com uma procura 1,09 vezes acima da oferta, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela Euronext Lisboa.
A emissão, composta por uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) e uma Oferta Pública de Troca (OPT), resultou na colocação de 33,7 milhões de euros em novas obrigações através da OPS e 6,3 milhões através da OPT.
As novas obrigações “Sporting SAD 2024-2028” têm um valor nominal de 5 euros cada, contam com uma taxa de cupão de 5,25% e uma maturidade de quatro anos (vencem a 6 de novembro de 2028).
Segundo o prospeto das obrigações, o montante angariado deste empréstimo visa promover uma maior diversificação e otimização das fontes de financiamento da SAD, servir para financiar a atividade corrente e o reforço de liquidez da empresa liderada por Frederico Varandas.
Os dados da Euronext Lisboa revelam ainda 45% dos investidores dos 2.179 investidores que ocorreram à OPS subscreveram montantes até 5 mil euros, enquanto 51% dos 511 investidores que acorreram OPT optaram por trocar as antigas obrigações (Sporting SAD 2021-2024) pelas novas também nesta faixa de valor.
O processo de atribuição incluiu uma fase de atribuição mínima de 5 mil euros na OPS, seguida de uma atribuição integral para ordens recebidas até 29 de outubro. As ordens do dia 30 de outubro foram sujeitas a rateio, com um fator de 0,58 vezes.
Esta operação tratou-se do nono empréstimo obrigacionista obtido pela SAD verde e branca junto dos pequenos investidores nos seus 27 anos de existência (26 de cotação em bolsa) que permitiu, até à data, alcançar um financiamento total de 255 milhões de euros.
As novas obrigações serão admitidas à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisboa a 6 de novembro, data em que também ocorrerá a liquidação da operação.
A fase final deste empréstimo obrigacionista, que não contou com a tradicional apresentação dos resultados por parte da administração da SAD leonina na bolsa portuguesa, coincidiu com a oficialização da saída do treinador Rúben Amorim para o Manchester United.